sexta-feira, 20 de maio de 2011

V Semana do Filme Cult em Natal-RN


 
semana do filme cult.jpg
Clique na imagem para mais informações

Pesadelo mudo de Dementia e A Centopeia Humana são destaques entre outras preciosidades do gênero

Quem se queixa da falta de opções de Cinema alternativo em Natal, onde o pequeno circuito de shoppings se restringe aos “pesos pesados” hollywoodianos, terá a partir do dia 16 como arejar a mente e sair da rotina. Programada para transcorrer até 22 de maio, a V Semana do Filme Cult traz nesta edição seis títulos que mantêm o estilo das anteriores, ou seja, pura variedade dentro do que se compreende pela denominação a qual fazem jus filmes apreciados fervorosamente por cinéfilos das mais diversas gerações. Novamente a iniciativa do Cineclube Natal conta com a parceria da Fundação José Augusto e a colaboração do jornalista e crítico de Cinema Rodrigo Hammer.

A abertura da mostra, no dia 16, é reservada ao clássico O Homem de Palha (The Wicker Man, 1973) que trata de um culto pagão de seguidores "liberais" envolvido no desaparecimento de uma menina em ilha afastada. Ao contrário do que muita gente pensa, a produção não pertence ao vasto rol de "cults" da produtora inglesa Hammer, mas conta com o mesmo clima surrealista daqueles exemplares, dando-se ao luxo de um antológico Christopher Lee na pele de poderoso senhor feudal.

Na terça-feira, dia 17, a semana reserva aos apreciadores do norte-americano Victor Salva (diretor dos excelentes Olhos Famintos I e II) seu filme de estreia Palhaços Assassinos (Clownhouse, 1989). Rodado com poucos recursos, embora empregados com a criatividade peculiar do realizador, foi considerado inovador pelo tratamento dado a um incomum roteiro de “slasher” onde três foragidos de um manicômio judiciário roubam fantasias de palhaço para aterrorizar três garotos numa casa.

A programação será interrompida dia 18 em virtude de evento reservado à pauta do TCP, mas retorna no dia 19, quinta-feira com o insólito “pesadelo” mudo de John Parker, Dementia (Dementia, 1955). O Thriller acompanha uma noite na vida de uma mulher traumatizada por acontecimentos do passado que encontra seus algozes em horripilantes flashbacks.

Reservado à sexta-feira, 20, o bizarro Alice (Neco z Alenky, 1988) do tcheco Jan Svankmajer recria as aventuras do personagem de Lewis Carroll através de um prisma que beira o delírio alucinógeno. A combinação de títeres engenhosos e crítica mordaz aos elementos mais convencionais das fábulas infantis, transformou o longa em entretenimento adulto com o passar dos anos, ao contrário das versões tradicionais para o Cinema.

Talvez o título que melhor expresse a conotação “Cult” da mostra junto a O Homem de Palha, a obra-prima Os Olhos Sem Rosto (Les Yeux Sans Visage, 1960), de Georges Franju, reúne os elementos fundamentais de um Noir temporão para narrar a história de um cirurgião obcecado em reconstruir o rosto deformado da filha usando como matéria-prima, recortes das faces de jovens raptadas em parceria com sua assistente. Será exibido no sábado, dia 21.

Encerrando a semana no domingo, 22, A Centopeia Humana (The Human Centipede-First Sequence, 2009) condensa horror, cientificismo niilista e sadismo extremo para descrever a experiência de um cirurgião decidido a realizar uma “instalação humana” formada por três prisioneiros – duas mulheres e um homem – emendados para deleite do psicopata. Pertencente à safra mais recente do Euroshock, o filme não rendeu a polêmica esperada onde foi exibido, embora apreciado por entusiastas do bizarro mais sofisticado. Como vem fazendo há duas edições, a Semana do Filme Cult inclui uma programação à parte de curtas-metragens exibidos antes de cada sessão.


PROGRAMAÇÃO

16/05 – Segunda-Feira
O Homem de Palha (The Wicker Man, ING, 1973)
Direção: Robin Hardy
Elenco: Edward Woodward, Christopher Lee, Britt Ekland
Sinopse - Policial é chamado a vilarejo em ilha afastada para investigar desaparecimento de menina e se depara com macabro culto pagão em louvor a gigantesco ídolo de palha.

Curta-Metragem
The Hearts of Age (1934) – 8 min.
Direção: Orson Welles/William Vance
Sinopse – Uma sucessão de imagens alinhavadas aleatoriamente e influenciadas pelo Surrealismo. Considerado esboço para o que Welles faria em Cidadão Kane.
_____________________

17/05 – Terça-Feira
Palhaços Assassinos (Clownhouse, EUA, 1989)
Direção: Victor Salva
Elenco: Nathan F. Winters, Brian McHugh, Sam Rockwell
Sinopse – Pouco antes do Halloween, três irmãos isolados numa casa são ameaçados por três dementes foragidos que roubam fantasias de palhaços de circo para barbarizar.

Curta-Metragem
O Solitário Ataque de Vorgon (2010) – 6 min.
Direção: Caio Dandrea
Sinopse – Saga de Vorgon, sujeito atormentado pela perda da namorada, que se vê transformado em criatura gigante.
______________________

19/05 – Quinta-Feira
Dementia (Dementia, EUA, 1955)
Direção: John Parker
Elenco: Adrienne Barrett, Bruno VeSota, Ben Roseman
Sinopse – Mulher desperta de pesadelo num quarto de hotel barato e encontra diversos personagens noite adentro que a aterrorizam por circunstâncias ligadas a um passado sombrio.

Curta-Metragem
La Jetée (1962) – 28 min.
Direção: Chris Marker
Sinopse – Colagem de fotografias ilustra futuro apocalíptico após guerra que destrói o planeta em saltos temporais. Inspirou Os 12 Macacos, de Terry Gilliam.
_____________________

20/05 – Sexta-Feira
Alice (Neco z Alenky, TCH, 1988)
Direção: Jan Svankmajer
Elenco: Kristýna Kohoutová
Sinopse – A visão de Svankmajer do clássico de Lewis Carroll com apenas o personagem principal em meio a títeres em stop-motion.

Curta-Metragem
La Cravate (1957) – 20 min.
Direção: Alejandro Jodorowsky
Sinopse: Adaptação com o típico toque “jodorowskiano” de romance de Thomas Mann sobre mulher que literalmente “troca as cabeças” entre marido e amante.
_____________________

21/05 – Sábado
Os Olhos Sem Rosto (Les Yeux Sans Visage, FRA, 1960)
Direção: Georges Franju
Elenco: Pierre Brasseur, Alida Valli, Juliette Mayniel
Sinopse - Brilhante cirurgião ajudado pela assistente, rapta jovens com a finalidade de remover partes de seus rostos e implantá-las no de sua filha desfigurada.

Curta-Metragem
Meshes Of The Afternoon (1943) – 14 min.
Direção: Maya Deren/Alexander Hammid
Sinopse – Em clima onírico, a jornada de uma mulher e seu universo particular de delírio num apartamento sombrio.
_____________________

22/05 – Domingo
A Centopeia Humana (The Human Centipede-First Sequence, HOL, 2009)
Direção: Tom Six
Elenco: Dieter Laser, Ashley C.Williams, Ashlynn Yennie
Sinopse – Cientista louco sequestra trio de turistas a fim de “remontá-los” como uma nova espécie de animal: uma centopeia humana formada pela emenda de suas bocas com seus retos.

Curta-Metragem
Escola de Carteiros (1947) – 16 min.
Direção: Jacques Tati
Sinopse - Tati, depois de ter as primeiras lições de carteiro, arma a maior confusão no seu novo emprego.  



            (84) 8805-4666       |             (84) 9406–8177      
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, Box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN

Nenhum comentário: