quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Colégio Atheneu, de Natal/RN: nas mãos do descaso

 O Colégio Atheneu, de Natal/RN, faz parte da história educacional e cultural do Rio Grande do Norte. Segundo denúncia abaixo, é crescente o descaso com que aquele tradicional estabelecimento de ensino vem sendo tratado, governo após governo.
 
 
 
 
"Venho por meio deste denunciar a falta de apoio ao Colégio Estadual do Atheneu Norteriograndense por parte deste governo iniciante. O Atheneu é sabidamente o colégio mais antigo do RN e o segundo mais antigo do Brasil, perdendo em data somente para o Liceu da Bahia (mais de 175 anos).
 
Por isso, eu, juntamente com a equipe de professores, supervisores, orientadores e funcionários em geral, estamos denunciando o descaso com o colégio, inclusive com a proposta de fechar seu turno noturno.
Ora, o Atheneu tornou-se com o tempo, e com os sucessivos governos erráticos, palco de erros escabrosos de má-administração com o dinheiro público.
O primeiro golpe foi a retirada dos cursos profissionalizantes que lá existiam, servindo de única saída empregatícia para centenas de jovens que buscavam o saber em um colégio central.
O segundo golpe foi a continuação do pagamento de um salário alvitante ao professor, que hoje está em R$ 750,00 – que é a quantia que recebo.
E por último – golpe final – a proposta de fechamento do turno noturno, deixando vários professores que dedicaram sua vida ao magistério no prédio fabuloso que é o nosso Atheneu.
Uma escola estruturada, com um corpo docente que ama o que faz e não quer ver o velho Atheneu fechar.
Colégio onde passaram alunos como o Ministro da Previdência, o Sr. Garibaldi Alves Filho e que teve como professor o Mestre Câmara Cascudo – que, com certeza, onde estiver, deve encontrar-se decepcionado com o tratamento desrespeitoso que está recebendo.
A governadora Rosalda Ciarlini é nova na gestão, porém, deve conhecer e muito, a história do Atheneu.
Pedimos à senhora governadora que una forças com os políticos do nosso Estado para não deixar o turno noturno fechar, única esperança de melhora de vida para centenas de jovens que trabalham durante o dia. Não é acabando o problema que se acha uma solução.
Soluções existem como o remanejamento de alunos cujas escolas fecharam o seu período noturno, vontade política de melhorar e a contratação de professores que assumam suas funções, ajudando quem dá o melhor de si para a transmissão dos conhecimentos.
A direção está empenhada em melhorar o quadro que ora se apresenta e, por isso, convocou uma reunião para tentarmos uma saída.
Uma das soluções foi justamente denunciarmos este descaso para as autoridades através de jornais, blogs e, se possível, canais de televisões do RN. Rnfim, vamos nos unir.
A comunidade do Atheneu pede o seu apoio para que não o deixem à mercê de seu destino, mas que se tome providências para que o colégio volte ao seu apogeu de anos atrás. Quem tem a ganhar são os alunos, os políticos que encamparem esta luta e o RN como um todo."
Kátia Azevêdo - Professora de Idiomas há 25 anos no Colégio Atheneu Norteriograndense - com muito orgulho!

(recebido por e-mail) 

5 comentários:

Liih maister disse...

Pois eh é sabido que o Atheneu Foi uma das melhore estituiçoes publicas de Natal, porem com o passar do tempo sua situação vem decaindo cada veiz mais,eu gosto muito desse colegio passei s melhores anos de estudo da minha vida la amei estudar la era um sonho pra mim que pude realizar mas queria muito q os atuais governantes ajudem essa tradicional estituição a si reerguer novamente pois 175 anos não e toda escola que tem.O Atheneu feis i fais parte da minha vida quero velo de volta. Governantes ajam logo

SILIVIO CAHU disse...

Pois eu so estudei um ano no Atheneu,
mais é como se estiver-sr estudado a por muito mais tempo.Estudei no ano de 1973 onde fiz o primeiro ano cientifico no turno da tarde.Hoje moro em Igarassú PE.Pois foi o melhor ano da minha vida.

SILIVIO CAHU disse...

Pois eu so estudei um ano no Atheneu,
mais é como se estiver-sr estudado a por muito mais tempo.Estudei no ano de 1973 onde fiz o primeiro ano cientifico no turno da tarde.Hoje moro em Igarassú PE.Pois foi o melhor ano da minha vida.

Elaine disse...

Estou triste com o que li, estava pesquisando sobre o colégio e me deparei com está situação lamentável, minha tia sempre me fala de quanto este colégio era um referencial, sobre os cursos o que aprendia, sempre senti vontade de estudar em um colégio igual, estou fazendo um trabalho para faculdade e espero que tudo se resolva. Minha tia Maria das Neves estudou na década de 70 e sempre teve orgulho, quando disser a ela seu que vai ficar indignada. Que os governantes ousam a voz do povo e não cometa este crime, um abraço a todos.

Vanete.deus@aedu.com disse...

EU FIZ MEU MAGISTERIO NO ANO 1987,1988 E TENHO MUITAS SAUDADES DE COLÉGIO, HOJE MORO EM TAUBATÉ-SP , QUANDO EU FOR EM NATAL, COM CERTEZA QUERO IR VISITAR ESSE COLÉGIO, QUE FEZ PARTE DA MINHA VIDA
UM ABRAÇO A TODOS OS MEUS CONTERRÂNEOS.