segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Especialização em Arteterapia

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Educação
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ARTETERAPIA E EDUCAÇÃO DO SER
   REALIZAÇÃO: BASE DE ECOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO, ARTETERAPIA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Nísia Floresta (Pós-Doutora em Educação Holística – OISE/Universidade de Toronto, Professora do DEPED/UFRN).
Ddo Robson Xavier da Costa (Arteterapeuta, Ddo da Universidade do Minho – Portugal/UFRN, Professor do Departamento de Artes Visuais da UFPB)
Profª Ms Socorro Evangelista (Artista Plástica e Professora do Departamento de Artes da UFRN)
  A Arteterapia é um novo e fecundo campo de conhecimento, interface entre Arte e Psicologia, que prepara para uma reorganização do EU, através da emergência de forças criativas advindas da prática de linguagens artísticas. O fazer artístico promove uma expansão do bem estar físico e emocional. Através da expressividade artística, desperta-se a sensibilidade, o reencantamento pelo mundo e pela vida, auto-conhecimento, afetividade, livre-expressão e qualidade de vida.
OBJETIVOS
GERAL:
Instrumentalizar os alunos para conhecer os princípios da Arteterapia voltada para um novo educar-se, para um novo sentido da vida e sua aplicabilidade no cotidiano das organizações.
 ESPECÍFICOS
1) conhecer propostas, vertentes, linguagens e desenvolvimento da Arteterapia;
2) abordar o contexto e problemática da atuação profissional em Arteterapia de forma crítica;
3) capacitar o aluno para atuar em projetos e programas de utilização dos recursos da Arteterapia em escolas, empresas, instituições de saúde, clínicas, organizações sociais.
EIXOS TEMÁTICOS
Fundamentos de Arteterapia (introdução, história, métodos e abordagens), Linguagens e Práticas em Arteterapia, Estética Existencial e desenvolvimento da Afetividade, Fundamentos Psicológicos e Psicossociais: Psicologia, Psicanálise, Psicossomática, Psicopatologia. O Criativo no Processo de desenvolvimento do Ser, Percurso Transpessoal à Luz do Inconsciente: do Ego ao Ser. Técnicas Expressivas e Energéticas na Percepção Corporal, Fundamentos da Arte e Linguagem Visual (história, linguagens, ênfase em Artes Plásticas e Criatividade), Ética na Arteterapia, O Lúdico em Processos Arteterapêuticos, Arteterapia e Musicalização: Som, Harmonia e Ritmo. Poética: Teatro, Dança, Literatura e Mitologia. O Universo do Barro em Processos Arteterapêuticos, Arteterapia e Qualidade de Vida, Ateliês Terapêuticos em cada disciplina, Estágios e Supervisão, Trabalho de Conclusão do Curso.
PÚBLICO ALVO
Médicos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, Educadores Artísticos, Pedagogos, demais profissionais interessados em aplicar a Arteterapia em seus campos de atuação.
REQUISITOS
Apresentar diploma de Graduação ou declaração de concluinte no período;
Curriculum Vitae resumido;
Xerox de RG e CPF;
2 Fotos 3x4;
Formulário preenchido e comprovante de pagamento de inscrição;
Carta de intenção, declarando seu interesse na área.
Regime de Funcionamento: 18 Módulos (dois encontros por mês)
Taxa de inscrição: R$ 60,00
Investimento: R$ 250,00 mensais por 18 meses
Carga Horária: 350 h + estágios (120 h) + supervisão (60 h)
Número de Vagas: 60
RESERVAS E INSCRIÇÕES
Através dos telefones: (84) 3215-3519 begin_of_the_skype_highlighting              (84) 3215-3519      end_of_the_skype_highlighting (manhã) – Secretaria do DEPED
(84) 3342-2463 begin_of_the_skype_highlighting              (84) 3342-2463      end_of_the_skype_highlighting / (84) 9198-8044 begin_of_the_skype_highlighting              (84) 9198-8044      end_of_the_skype_highlighting – Geórgia Fernandes – Secretária do curso
Período de Inscrição: 06/12/2010 a 28/01/2011
Período de Seleção: 31/01/2011 a 07/01/2011
Processo Seletivo: exame dos documentos solicitados e entrevistas, se julgadas necessárias.
Conta para depósito: Banco do Brasil - GRU - código 15.31.03.15.23428922-1 (UF 2010.00.25 - UFRN) Conta Única

  Data de início: Fevereiro de 2011

Nenhum comentário: