terça-feira, 28 de setembro de 2010

Palestra de Benjamin Teesma


PALESTRAS DO DR. BENJAMIN TEESMA

Tema: O Diretorado do Praticante Jodocus Van Stetten no ano de 1645.
Data: 07 de outubro de 2010 (quinta-feira)
Horário: 19hs  
Local: Consecão (CCHLA/Azulão) – Campus Universitário/UFRN

Tema: A Missão de Rodolfo Baro ao Encontro de Nhandui na Serra de Macaguá, Rio Grande do Norte em 1647.
Data: 15 de outubro de 2010 (sexta-feira)
Horário: 15hs  
Local: Setor de Aulas II – Sala C5 – Campus Universitário/UFRN

Mais Informações:

Tel: 3342-4914

Dr Benjamin N. Teesma é professor e investigador emérito da Secção de Português de Departamento de Línguas e Culturas da América Latina da Universidade de Leiden/Holanda. Os seus interesses de investigação incluem a história dos judeus sefarditas em Amesterdã, a história da expansão portuguesa na Ásia e a história da presença da Cia das Índias Ocidentais Holandesas (W.I.C.) no Brasil Holandês. É de sua autoria uma variedade de publicações e comentários sobre manuscritos respeitantes às suas áreas de investigação. Desde 1997, Teensma é membro correspondente da Academia Portuguesa de História e, desde 2002, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, de Recife.
O Professor Teensma realizará duas palestras, uma no dia 07/10 e 15/10, respectivamente sobre O DIRETORADO DO PRATICANTE JODOCUS VAN STETTEN NO ANO DE 1645, sobre uma suposta mina de prata nas margens do Sucuru na Paraíba e sobre A MISSÃO DE RODOLFO BARO AO ENCONTRO DE NHANDUI NA SERRA DE MACAGUÁ, RIO GRANDE DO NORTE, EM 1647.
No periodo de 08/10 a 13/10 o Prof. Luiz Dutra, do Museu Câmara Cascudo/UFRN irá acompanhar o Prof. Teensma aos municípios de Passa e Fica, Cero Corá, Currais Novos, Açu e a Serra de Santana, com o intuito de indentificar in loco alguns dos principais eventos acontecidos no nosso Estado durante a ocupação e o domínio Holandês do século XVII.

Patrocínio:
LANDCLUB – NATAL, RN

REALIZAÇÃO:
MUSEU CÂMARA CASCUDO/UFRN e DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/UFRN

APOIO:
AMIGOS MCC/UFRN – ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU CÂMARA CASCUDO

Nenhum comentário: