sexta-feira, 28 de maio de 2010

 
marca
INFORMATIVO DMA/22_ 28 DE MAIO DE 2010

SEXTA Ecológica - dia 2 de junho

SIN
Superintendência de Infraestrutura
DMA
Divisão de Meio Ambiente da UFRN
DMA Comunica
dmacomunica@infra.ufrn.br
Integrando as ações ambientais da UFRN







Centro de Biociências da UFRN promove Semana de Meio Ambiente
Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, o Centro de Biociências promove o SEMA-CB, evento que visa discutir aspectos relevantes relacionados à problemática ambiental, particularmente em nosso Estado. Serão três dias de atividades, a partir da segunda-feira, dia 31 de maio. Mesas redondas e filmes serão realizados em torno de temas como a problemática da Água, Saúde e Agrotóxicos. A palestra "Contaminação do solo em face à nova Resolução do CONAMA e a geração de resíduos" será proferida pelo prof dr João Batista, da Promotoria de Meio Ambiente. Lançamento de livros de autores do CB e exposição fotográfica também farão parte da programação. A programação completa da SEMA-CB pode ser conferida na p&a acute;gina do CB ou no Portal de Meio Ambiente da UFRN.
O Centro de Biociências também irá participar da SEXTA Ecológica, que acontecerá no próximo dia 2, no Centro de Convivência. Através do PRODEMA, seus alunos e pesquisadores estarão divulgando a pesquisa e campanhas educativas em torno do lagarto de folhiço, espécie endêmica do Rio Grande do Norte encontrada no Parque das Dunas. Um terrário com um exemplar da espécie, e um cordel ilustrado farão parte da campanha de informação. A jornalista e tecnóloga em meio ambiente Daisy do Carmo Sousa - mestranda do Prodema, realizará a palestra “O lagarto-de-folhiço como estratégia educativa para o Parque das Dunas".
Para participar da SEMA-CB e da SEXTA Ecológica não é necessário fazer inscrição prévia. Para as oficinas da SEXTA Ecoógica, recomenda-se aos interessados chegar com 30 minutos de antecedência. Os dois eventos da UFRN são gratuitos.
Centro de Biociências-CB
O Centro de Biociências-CB é composto por quatro Cursos de Graduação: Aqüicultura, Biomedicina, Ciências Biológicas e Ecologia, e sete Cursos de Pós-Graduação, sendo seis de Mestrado: Genética e Biologia Molecular,Bioecologia Aquática, Bioquímica, Comportamento Animal, Ciências Biológicas e o Prodema – Programa de Desenvolvimento do Meio Ambiente.
Psicobiologia é o curso ofertado no programa de Doutorado.
Atendendo à demandas externas, o CB recebe ainda cerca de 1.280 discentes oriundos dos cursos de graduação de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Zootecnia e Farmácia. Os alunos cursam todo o básico no Centro.
PRODEMA
PRODEMA - Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, o PRODEMA é uma proposta interdisciplinar, interinstitucional e intra-regional, da qual participam oito Universidades nordestinas (UFPI,UFC, UFRN, UFPB, UEPB, UFPE, UFS e UESC).
O Subprograma da UFRN contempla o Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, que inclui duas Linhas de Pesquisa: 1. Estrutura, Funcionamento e Sustentabilidade dos Ecossistemas ; 2. Cultura e Desenvolvimento.
O objetivo do PRODEMA/UFRN é integrar os diferentes saberes e competências para a formação de profissionais qualificados em nível de Mestrado, capazes de contribuir para o equacionamento dos problemas sócio-ambientais em prol do Desenvolvimento Sustentável da Região Nordeste.
Na UFRN o Programa encontra-se sediado no Centro de Biociências na UFRN, mas CCHLA, CCET e CT também integram esta proposta.

Nenhum comentário: