sexta-feira, 27 de novembro de 2009

"A proposta de Artes do Corpo": Profª Drª Christine Greiner


Mais uma boa palestra ministrada na Semana de Artes (v. referência no post abaixo deste): "A proposta de Artes do Corpo", por Christine Greiner (PUC-SP). Ela mostrou a importância de que sejam pensados e desenhados outros campos de estudo, para além dos sacralizados pelas instituições de ensino superior. "Artes do Corpo" são um desses campos e se insere nas demandas do contemporâneo.
A propósito de contemporâneo, ela tratou de esclarecer: não se trata, necessariamente, do que se faz hoje, agora, mas do que não repete padrões convencionais, não adere ao que já é produto de condicionamentos.
Bem-vindo esse discurso sem retorcimentos conceituais, principalmente quando se fala também para jovens universitários. E o melhor, no caso, é que Chris (assim é chamada) fala de forma descontraída, simpática, como numa conversa de calçada, sem pressa... Uma forma contemporânea de fazer uma fala 'institucional' . Não repetiu os padrões convencionais das palestras. Assim todos ganham. Fica-se à vontade para interpelações, trocas, acréscimos. Como se todos tomassem cafezinho à mesma mesa, enquanto o novelo da fala vai se des-envolvendo (escrevo assim de propósito, para lembrar o sentido autêntico do cansado verbo desenvolver). Num trocadilho, acontece um inevitável envolvimento...

Assim seja sempre. E parabéns a todas as pessoas que participaram.

Um comentário:

Cynthia CV disse...

Olá!
Vc tem o contato da dra. Christine Greiner, por favor!?
Gostaria de conversar sobre butô com ela.
Obrigada por sua atenção!
Sou vasconcelloscynthia [at] gmail [.] com