domingo, 18 de outubro de 2009

Ponto alto da CIENTEC 2009: astrônoma Duília de Mello




A ASTRÔNOMA DUÍLIA DE MELLO NOS CONVIDA A DESCOBRIR NOSSO UNIVERSO.

No fim da década de 1970, ainda menina, Duília de Mello encantava-se com as descobertas realizadas pelas sondas da Nasa, a agência espacial americana. "Queria entender como o universo funcionava tão bem sendo tão complexo", diz. Essa precoce curiosidade sobre a noite escura parecia profetizar que seu futuro estava escrito nas estrelas.

Depois de trabalhar em vários institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, Duília, de 45 anos, é hoje astrônoma e pesquisadora do Goddard Space Flight Center, em Maryland (EUA), um dos mais importantes centros de estudos da Nasa. Além de se dedicar a investigar os mistérios do espaço, principalmente na área de formação de estrelas e galáxias, ela também é professora associada da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Washington, DC, e ainda acha tempo para atuar como divulgadora científica. (Fonte: National Geographic / Brasil)

No blog Mulher das Estrelas Duília fala sobre os bastidores da agência espacial norte-americana e sobre como é trabalhar com alguns dos mais importantes cientistas do mundo. Apesar de ter encerrado as postagens recentemente, muito de seu trabalho pode ser consultado no endereço super.abril.com.br/blogs/mulherestrelas.

A oportunidade de manter-se atualizado sobre a pesquisadora e os temas aos quais se dedica, acontecerá na próxima segunda-feira, durante a abertura oficial da CIENTEC 2009, quando a astrônoma brasileira abrilhantará o evento nos conduzindo à descoberta do nosso universo com a palestra Do Big Bang aos Humanos.

“Arte, Ciência e Tecnologia: descubra o seu universo!” é o tema da XV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Natal.

Esta notícia foi recebida, por e-mail, do Portal do Meio Ambiente (leia-se Divisão do Meio Ambiente, um dos projetos mais importantes da UFRN, haja vista a gravidade dos problemas que afetam todo o nosso planeta. É mais do que urgente a conscientização em torno disso. Do contrário, entra em voga de novo uma palavra que há muito não se ouve: alienação.)
Em tempo: a astrônoma Duília Mello é autora da metáfora "orfanato de estrelas". Quer saber o que é?... Compareça à palestra!
Imagem dos universo: http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/iotd.html
imagem de Duília Mello: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-111/entrevista-duilia-mello-473914.shtml

Um comentário:

Silvana Nunes .'. disse...

Maravilha o seu cantinho.
Na intenção de divulgar o meu trabalho, cheguei até você.
Gostei muito do seu espaço. Eu não estou podendo ler tudo de uma vez porque a tela do computador atrapalha um pouco a minha visão, mas certamente voltarei mais vezes. O meu oftamologista pediu que desse um tempo da telinha... e eu sou fraca ?
O meu território já está demarcado.
Convido a dar uma espiada em "FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER.." ( o seu cantinho de leitura), em:
http://www.silnunesprof.blogspot.com
Terei sempre uma história para contar.
Saudações Florestais !