domingo, 3 de maio de 2009

SOBRE/NATURAL


Imagem da obra "O milagre dos peixes", lápis de cor de Adonias Assunção

Na próxima quinta-feira, 7 de maio, véspera do Dia do Artista Plástico, o Grupo Universitário de Aquarela e Pastel-GUAP abrirá sua exposição Sobre/Natural. O evento terá lugar na Galeria Conviv'art, no Campus Universitário, às 19 horas. Todos estão convidados.
A exposição mostrará uma diversidade de escolhas técnico-materiais feita pelos membros do Grupo. Desta forma, obras realizadas com materiais tradicionais (aquarela, pastel oleoso, lápis de cor) estarão ao lado de outras em fotografia, infografia, assemblages e instalações.
O projeto da exposição tem a seguinte redação:

Sobre/Natural

Uma proposta de trabalho.

De Vicente Vitoriano para o GUAP

“A arte se coloca ao lado da natureza como um organismo autônomo equivalente e, em seu mais fundo ser, sem nexo com ela” (Wilhelm Worringer).


Esta proposta é uma adaptação de um projeto individual meu para uma exposição que não vou fazer.

Trata-se de discutir a relação entre arte e natureza / artificialidade e naturalidade / naturalidade e sobre-naturalidade.

A primeira idéia é a de que a arte constitui uma natureza (“organismo autônomo equivalente”) à parte. Desta idéia, no meu entender, decorre muito do que se fez no modernismo, como a pintura e a escultura abstratas, por exemplo.

Outra idéia é a de que a arte é algo “sobre” a natureza, a respeito da natureza. Assim, ela se configura na fotografia e em todas as formas de “representação” naturalista (realismo, figuração idealista).

A partir disto, a produção se basearia em “mostrar” tanto a natureza da arte (abstração, elementos da forma) como a natureza (paisagens, pessoas, naturezas mortas).

Neste sentido, a fotografia se coloca como algo “fundante”, por sua precisão em operar estes dois tipos de mostra – ela se torna abstrata quando fotografamos detalhes ou nos detemos em microscopias.

Os processos/meios técnicos podem, então incluir:

- Fotografias (gravadas em papel, digitalizadas para projeções ou como elemento de videografia).

- desenhos ou pinturas a partir da observação da natureza ou de suas representações (fotografias, outros desenhos ou pinturas)

- desenho ou pintura sobre fotografia

- colagens e assemblages

- esculturas

- instalações (apresentações)

Nenhum comentário: