sexta-feira, 27 de julho de 2007

14. Temas Transversais na Educação

Muito já se falou em 'conteúdos transversais' na educação, mas os recém-chegados aos cursos de licenciatura talvez não saibam, ao certo, do que se trata. Vai, abaixo, texto sobre o assunto, copiado da página do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial de São Paulo:

"Os temas transversais são estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo. Eles são a marca da escola da ultramodernidade e constituem uma série de valores humanos a ser desenvolvidos nas escolas (higiene, habitação, lazer, valores, atitudes, comportamentos, etc...). Urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem, favorecendo a compreensão da realidade e participação social foram os critérios adotados para a eleição dos Temas Tranversais."

"Os temas transversais vieram para enfrentar a compartimentabilidade do saber. Com efeito, desde 93, Marimon e outros estudiosos desses temas, apontam como solução a integração dos saberes, onde as disciplinas científicas devem se impregnar da vida cotidiana, sem renunciar às elaborações teóricas, imprescindíveis ao avanço da ciência. Esses temas permitem a incorporação de novas propostas e pesquisas de novos currículos, que hão de se tornar complexos ou globalizados, impregnando-se da problemática do mundo."
Leia mais em:

Nenhum comentário: